História e cultura: Casa dos Contos de Ouro Preto
- Admin
- Mar 27, 2018
- 2 min read

A Casa dos Contos de Ouro Preto foi construída entre 1782 e 1787 inicialmente era residência do cobrador de impostos da Capitania de Minas Gerais João Rodrigues de Macedo. Em dívida com a Real Fazenda entregou a casa como pagamento. Assim, ela se tornou sede da administração e contabilidade pública da Capitania de Minas Gerais, recebendo o nome de Casa dos Contos.
Por volta de 1820 o prédio foi ampliado juntando-se a casa de fundição do Ouro e a Casa da Moeda.

O prédio já foi prisão dos inconfidentes na época da repressão da Inconfidência Mineira, correios, caixa econômica e já foi ocupada pela Prefeitura Municipal.
Em 1970 foi transformada no Centro de Estudos do Ciclo do Ouro pelo Ministério da Fazenda, e logo depois foi estabelecida como Museu. Contando hoje com o Museu da Moeda e Fisco, e o Centro de estudos.
Além de dispor do Museu a Casa dos Contos também possui sala de exposição, onde vários artistas exibem suas obras.


De 23 de março a 29 de abril de 2018 estará exposto na Casa dos Contos de Ouro Preto obras da artista Yara Tupynambá.


" YARA TUPYNAMBÁ - Exposição de gravuras
A mostra apresenta trabalhos de diversas fases da artista, conhecida e respeitada internacionalmente, cuja produção ininterrupta, ao longo de sete décadas, gerou registros de rara beleza, valor histórico e simbólico...
...Aluna de Alberto da Veiga Guignard e Oswald Goeldi, bolsista do Pratt Institute em Nova York, participou de diversas bienais e mostras em diverso países na América do Norte, Europa e Ásia."
Trechos do texto de apresentação da exposição
Amei a exposição, as obras da Yara Tupynambá são belíssimas. Veja algumas fotos:

É possível interagir com uma das obras. Adorei!




Visite a Casa dos Contos quando vier a Ouro Preto. Ótima opção de passeio!
Comentarios